Maria Alice é cabeça de cartaz do 27º Festival da Praia de Santa Maria

A cantora salense Maria Alice é cabeça de cartaz da 27ª edição do Festival da Praia de Santa Maria, na ilha do Sal, dias 15 e 16 de setembro, sob o lema “Com bandeira azul cuidamos do Sal”.

Maria Alice

Maria Alice

O anúncio foi feito hoje pelo vereador e vice-presidente da Câmara Municipal do Sal, Hermínio Monteiro, quando apresentava o programa das festividades do Dia do Município, que se celebram a 15 de setembro.

A duas semanas do esperado certame musical, o responsável pelo pelouro da Gestão e Descentralização de Santa Maria garantiu que está tudo a postos, com “bandas e artistas confirmados” e a logística delineada “em conformidade”.

O responsável, ao enunciar leque de cantores que vão desfilar no palco do Festival da Praia Santa Maria 2017, destacou a cantora Maria Alice, natural da ilha do Sal e residente há vários anos em Portugal, como cabeça de cartaz, “sem desprimor dos outros grupos” que vão movimentar a areia da praia da cidade turística, durante dois dias.

Hermínio Monteiro anunciou ainda a presença no certame de um grupo de músicos do Sal, a que se convencionou chamar “Veterânia”, formado por Maninho Almeida, Nhelass Spencer, Paton e Nelson Delgado, que vai abrilhantar o festival, atuando depois da Banda Municipal, que faz a abertura do evento.

“Esta é uma forma de valorizar os artistas nacionais que já não estão no ativo mas que ao longo de sua vida deram seu contributo para a elevação da música cabo-verdiana”, sintetizou o responsável camarário.

Outra novidade será a participação de grupos carnavalescos locais, designadamente Gaviões, Horto Morro, Patchê Parloa, Maravilhas do Sul e Crioula África, que deverão apresentar as melhores músicas que animaram os desfiles da festa do Entrudo na ilha.

Lugar também reservado a alguns artistas locais, como Djila Silva, Marisia Santos, Clovis do Rosário, Alcione, Dany Lopes, Maguy Spencer, Lizender e Mirri Lobo, a par de um espaço dedicado a artistas da diáspora – considerada a 11º ilha de Cabo Verde -, representado por Fantcha, Jaqueline Fortes, Dudu Araújo, Maria Alice, Nancy Vieira, Dany Silva, Diva Barros e Jenifer Soledad.

A nível internacional vêm artistas como Paulo Gonzo, Carminho, Matias Damásio, Gentleman e Justino Delgado.

Também Djodje, Dynamo, Gil Semedo, Grace Évora, Kino Cabral, Zé Delgado, Beto Dias, são outros nomes a abrilhantar o espetáculo musical que decorrerá durante dois dias na praia de Santa Maria.

O modelo desta XXVII edição será igual ao do ano passado, isto é, num recinto fechado devendo as pessoas contribuir com 300 escudos pela pulseira de ingresso para as duas noites de música.

“A nossa intenção é manter a qualidade ou então melhorá-la em relação aos anos anteriores. Se a natureza permitir, vamos garantir um grande festival, um festival de arromba”, assegurou o responsável camarário, visivelmente entusiasmado com a realização deste que é o primeiro festival organizado pela nova câmara, liderada por Júlio Lopes.

SAPO c/ Inforpress