Bulimundo

O Conjunto Bulimundo e o seu líder Carlos Alberto Martins mais conhecido pelo nome de “Katchas” são dois nomes intimamente ligados ao Funaná, o género musical que constituiu uma novidade em Cabo Verde, nos primeiros anos da Independência. Esta música típica da Ilha de Santiago vestiu a roupagem moderna dos instrumentos electrónicos graças ao trabalho pioneiro do Conjunto Bulimundo.

O Conjunto Bulimundo foi fundado em 1978, num período de grande efervescência cultural, com destaque para o movimento que defendia o retorno às fontes da música tradicional com vista a se encontrar novas formas musicais. Em 1979 o Conjunto Bulimundo iniciou actuações na capital Praia e acaba por obter notoriedade e aceitação no meio urbano, depois de convidado para apresentações oficiais, nomeadamente a participação nas Festas do 5.º aniversario Independência. Em 1980, eles dão seus primeiros shows na Holanda e na França, e lançam um primeiro Lp. intitulado "Bulimundo".

Em 1991, já depois do falecimento de Katchas em 1989 (em um acidente de carro), foi lançado o disco “Na Kal Qui Bu Ta Linha”. O ultimo CD seria “Ta N’Deria Ka ta Kai” (1997). Hoje, mais de 30 anos passados a música do Conjunto Bulimundo não ficou ultrapassada, pois tornou-se numa referência.